quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Avaliação Física

As avaliações físicas são testes e aferições realizados com o objetivo de identificar o nível de aptidão física atual do indivíduo, permitindo que os exercícios possam ser prescritos de acordo com suas necessidades e seus objetivos.
É importante que sejam feitas avaliações periódicas para analisar os resultados do treinamento.

Roteiro da Avaliação

1. Anamnese
Questionário pra levantar informações sobre o avaliado, orientando o professor como proceder durante a aplicação dos testes. A anamnese está dividida em Anamnese da Atividade Física e Anamnese Clínica.
2. Risco Coronariano
Questionário de estimativa de riscos e suscetibilidade da pessoa desenvolver ou favorecer o aparecimento de uma doença coronariana, de acordo com os diversos aspectos de estilo de vida, elaborado pelo Michigan Heart Association.
3. Medidas Antropométricas
Aferição do peso corporal, estatura e circunferências, utilizando estadiômetro, balança digital e trena antropométrica.
4. Índice Cintura-Quadril
O “WHR” (Waist to Hip Ratio) ou “Razão Cintura-Quadril” é calculado através da circunferência da cintura dividida pela circunferência do quadril, relacionando o resultado ao risco de futuras doenças e riscos à saúde.
5. Composição Corporal
Quando subimos na balança, não somos capazes de identificar o quanto do nosso peso corresponde à gordura, músculos ou ossos. Por este motivo a medida de peso não é o melhor indicador ou método de avaliação da composição corporal de um indivíduo(Costa, 1996).
Utilizando um plicômetro ou compasso de dobras para aferir determinadas dobras cutâneas é possível, de acordo com o protocolo escolhido, determinar o percentual de gordura corporal do avaliado, classificando-o de acordo com as tabelas apresentadas abaixo:
Tabela 1: Percentual de Gordura para crianças e adolescentes:
Percentual de Gordura para crianças e adolescentes
Fonte: Lohman, T.G. (1987); Measerument in Pediatric Exercise Science, (1996); pág. 311. Human Kinetics. Futrex Inc. Body fat recommendations age 05 thru 17: conforms to AAHPERD 1989 fitness standards, Gaithersburg, 1989.

Tabela 2: Percentual de Gordura Ideal para Adultos:
Percentual de Gordura Ideal para Adultos
ACSM: Guidelines for Graded Exercise Testing and Exercise Prescription, Lea & Febiger, 1986.

6. Avaliação Cardiorespiratória
O componente cardiorespiratório está diretamente associado aos níveis de saúde de um indivíduo, pois baixos níveis desta aptidão têm sido associados ao maior risco de morte prematura por doenças cardiovasculares (Heyward, 2001).
A capacidade cardiorespiratória pode ser definida como habilidade de realizar atividades físicas de caráter dinâmico que envolva grande massa muscular com intensidade moderada/alta por períodos prolongados de tempo (Wilmore, 1990)
Nosso objetivo na Avaliação Cardiorespiratória é mensurar, de forma indireta e em nível submáximo, o consumo máximo de oxigênio (VO2 máximo), baseando-se nas freqüências cardíacas durante e após o esforço, entre outras variáveis.
Os diversos protocolos podem ser realizados através de questionário (Whaley), ciclo-ergômetro (Astrand, Balke), de campo (Cooper), teste de banco (McArdle), esteira (Bruce/Foster), piscina (Fox/Mathews), entre outros.
7. Avaliação Neuromotora
Os índices de resistência muscular localizada e flexibilidade são excelentes índices de comparação entre as diferentes etapas de um programa de treinamento. Além disso, alterações de força e resistência muscular podem estar associadas ao aparecimento de problemas posturais e dores associadas a esses problemas.
A avaliação neuromotroa envolve testes de flexibilidade (Banco de Wells/Dillon, teste angular com flexímetro ou flexiteste), teste de flexão abdominal, teste de flexão de braço, dinamometria teste de prensão manual (dinamometria), teste de agilidade (Shuttle-run), teste de impulsão vertical, teste de impulsão horizontal, arremesso de medicine ball, teste de força (1 RM), teste de resistência muscular e teste de velocidade.
É claro que não é necessário realizar todos os testes acima apresentados, mas o avaliador saberá escolher quais serão importantes para avaliar e prescrever um Programa de
Treinamento dentro dos objetivos propostos.
8. Avaliação Postural
É responsabilidade dos profissionais da área de saúde (medicina, fisioterapia e educação física) identificar e orientar pessoas que possuem desvios posturais a participarem de programas de atividade física ou a um tratamento específico para o problema.
Realizamos a Avaliação Postural Digital, onde o avaliado é fotografado em pé e sua foto é analisada através de um programa que facilita a visualização dos possíveis desvios posturais.
9. Avaliação Nutricional
Fazemos uma avaliação nutricional simplificada, com o objetivo de orientar o avaliado quanto aos valores do seu gasto energético e o valor de consumo calórico basal (em repouso), gasto calórico com atividades físicas e ação dinâmica específica dos alimentos.
Para uma Avaliação Nutricional mais detalhada e reeducação alimentar, indicamos a consulta com uma nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário